Sísifo Revista de Ciências da Educação Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa  Direcção de Rui Canário e Jorge Ramos do Ó ISSN: 1646-4990

04
2007
Set | Out | Nov | Dez

Conhecimento, Decisão Política e Acção Pública em Educação

versão completa em PDF

« artigo anterior

Educação e Globalização

Uma tentativa de colocar ordem no debate

Autor: Bernard Charlot +

páginas: 125 126 127 128 129 130 131 132 | pdf | próximo artigo »

Há de encarar esses desafios uma escola que manteve a forma escolar estabilizada no século XVII, uma escola cujos conteúdos se sedimentaram no fim do século XIX e no início do século XX. O fato de o horizonte ser hoje o futuro da espécie humana e do planeta Terra e as novas tecnologias de divulgação da informação deveria levar a uma redefinição dos conteúdos e das formas de transmissão, de avaliação e de organização da escola. Não é isso, porém, que está acontecendo, muito pelo contrário. Com efeito, a lógica neoliberal da concorrência tende a reduzir a educação a uma mercadoria escolar a ser rentabilizada no mercado dos empregos e das posições sociais e isso faz com que formas de aprendizagem mecânicas e superficiais, desconectadas do sentido do saber e de uma verdadeira atividade intelectual, tendam a predominar. Observa-se hoje uma contradição entre os novos horizontes antropológicos e técnicos da educação por um lado e, por outro, as suas formas efetivas. Atrás da contradição social se desenvolve uma contradição histórica: a sociedade globalizada trata o saber como um recurso econômico, mas requer homens globalizados instruídos, responsáveis e criativos. Talvez essa contradição seja um dos motores da História no século que acaba de abrir-se.


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade
de Lisboa, a 14 de Junho de 2007

Bernard Charlot
Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 e, actualmente, Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju, Brasil).

Sobre o Autor:

Bernard Charlot (rb.moc.arret@tolrahc.dranrebREVERSETHIS) - CV

Universidade Paris 8 | Universidade Federal de Sergipe

Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8 e, actualmente, Professor Visitante no Programa de Pós‑Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju, Brasil).

Keywords
sem keywords
Como referenciar este artigo:

Charlot, Bernard (1970). Educação e Globalização. Uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, , pp. 125-132. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt