Sísifo Revista de Ciências da Educação Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa  Direcção de Rui Canário e Jorge Ramos do Ó ISSN: 1646-4990

03
2007
Mai | Jun | Jul | Ago

TIC e Inovação Curricular

versão completa em PDF

« artigo anterior

O projecto “Educação Tecnológica Precoce”

Uma oportunidade para implementar práticas de inovação curricular

Autor: Ana Margarida Veiga Simão + , Elisabete Rodrigues + , Belmiro Cabrito +

páginas: 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 | pdf | próximo artigo »

  • Objectivos do Projecto;
    Grupo Alvo;
  • Planificação Geral das actividades:

 

  1. Como é que um computador trabalha?
  2. Como trabalha a impressora?
  3. O que está dentro da caixa?
  4. Manuseamento do computador (processamento de texto WORD).
  5. Utilização de um programa de desenho e de gravação dos dados.
  6. Utilização de CD-Rom.
  7. Utilização dos computadores para transferir conhecimento
  8. Inserção de imagens com o Clip Art.
  9. Inserção de fotografias digitais.
  10. Elaboração de um manual de computador (actividade transversal)

E ainda como exemplificação, segue-se a descrição de uma destas actividades:

 

imagem

Através do site referido anteriormente, no III Capítulo do manual, também é possível aceder a relatos ilustrados (com imagens e filmes) da aplicação de actividades com crianças, realizada por participantes no Projecto. Inserem-se nesta área as secções denominadas “Impressions” e integradas nos projectos: aldeia de cartão, caixa de areia, “storyline”, “teddymobil” e “Harry Potter”.

Alguns relatórios das experiências efectuadas, incluindo algumas conclusões, sugestões e reflexões quanto a futuros desenvolvimentos e quanto à prossecução de objectivos, podem ser consultadas nas rubricas “Test” em assuntos como “aldeia de cartão”, “como se faz uma torre de berlindes”, “storyline” e “teddymobil”.

A experiência: os casos

No decorrer do ano lectivo de 2005/2006, foram realizados doze estudos (4)de caso em contextos autênticos (contextos diversificados escolares formais e não formais), sustentados por dispositivos de ensino/aprendizagem diversificados, integrados nos respectivos projectos curriculares dos contextos.


Sobre o Autor:

Ana Margarida Veiga Simão (tp.lu.ecpf@oamisvmaREVERSETHIS) - CV

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Universidade de Lisboa

Elisabete Rodrigues (tp.lu.ecpf@dorsileREVERSETHIS) - CV

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Universidade de Lisboa

Belmiro Cabrito (tp.lu.ecpf@otirbaCliGorimleBREVERSETHIS) - CV

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Universidade de Lisboa

Keywords
Ciência e Tecnologia, Educação Tecnológica Precoce, Inovação, Metodologias de ensino-aprendizagem.
Como referenciar este artigo:

Veiga Simão, Ana Margarida ; Rodrigues, Elisabete & Cabrito, Belmiro (1970). O projecto “Educação Tecnológica Precoce”. Uma oportunidade para implementar práticas de inovação curricular. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, , pp. 56-67. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt